A Vida é de Business

“Não há homem maduro que não tenha tido a coragem de suportar-se a si mesmo e de encontrar-se com sua própria verdade.” Anselm Grün

"Deixa que a aventura de ser gente te evolva
Prepara o que serás no que és
Não prenda os teus olhos nos olhares que te acusam
Esquece a voz que te condenou".
Pe. Fábio de Melo


"Era uma vez uma criancinha que todas as tardes recebia da mãe uma tigelinha com leite e flocos, e sentava-se no quintal para fazer a refeição. Quando, porém, começava a comer, o sapo da casa esgueirava-se para fora de uma fenda no muro, enfiava a cabecinha no leite e comia junto com ela. A criança sentia muito prazer com isso, e quando se sentava ali e o sapo demorava a chegar, ela o chamava assim:



Sapo, sapo, venha depressa Venha para cá, sua coisinha pequena Venha comer seus flocos E saborear o leite


Então o sapo vinha correndo e se deleitava. Mostrava-se também muito grato, pois trazia diversas coisas bonitas de seu tesouro secreto, pedras brilhantes, pérolas e brinquedinhos dourados. Mas o sapo bebia apenas o leite, e deixava os flocos. Então uma vez a criança pegou sua colherzinha, bateu de leve com ela na cabeça do sapo e disse: ‘Sua coisa, coma também os flocos’. A mãe, que estava na cozinha, ouviu que a criança falava com alguém, e quando viu que a filha batia no sapo com a colherzinha, correu para fora com um pedaço de pau e matou o bom animal. Dali em diante operou-se uma transformação. Enquanto o sapo participava de sua refeição, a criança tornava-se grande e forte, mas agora ela perdera suas faces coradas e emagrecia. Não se passou muito tempo para que o pássaro da morte começasse a emitir seu grito à noite, e o pintarroxo a coletar gravetos e folhas para fazer uma coroa; logo depois a criança foi levada embora num caixão" (GRÜN, 2004, p.8-9).


Esta triste história ilustra bem o que este blog pretende.
Cada um carrega em si um sapo escondido nas fendas do muro. Este [o sapo] é semelhante ao lado escuro e sombrio da vida interior. Não se deve matar o sapo, é preciso lhe oferecer o leite. Quando se mata o sapo, junto se deixa esvair toda possibilidade de provar da riqueza escondida atrás das fendas do muro, aquela que o próprio sapo trará à luz como forma de expressar sua gratidão. Muitos matam seu sapo por vergonha de serem vistos com um animal tão horrível.


Em outras palavras, a sombra não deve ser extinta, mas antes de tudo deve ser cuidada e conhecida. Muitas vezes tenta-se 'matar' a sombra, ofuscá-la, por vergonha daquilo que ela revela.


Aos poucos vivo e percebo que quanto mais tento esconder meu 'sapo' mais ele aparece e me mata de vergonha. É melhor não escondê-lo, assim suas manifestações se tornam mais controláveis, porém não menos vergonhosas.
E, vale a pena lembrar: a sombra só existe graças à luz, o escuro só é intenso quando a luz já nos fez enxergar, de tal modo, procuremos sempre a luz escondida em nossa sombra. Nosso 'sapo', nossa sombra nos faz ser quem somos, e cuidar de si também significa conhecer-se em meio aos defeitos e dons.


É imprescindível conhecer a própria sombra, pois quem a conhece consegue lidar melhor consigo mesmo e não projeta, inconscientemente, no outro seus lados sombrios (GRÜN, 2004). Conhecê-la permite que a pessoa se questione a respeito das reais motivações interiores, deste modo as ações tornam-se melhores, visto que podem partir de um princípio conhecido – as motivações. Também, ao perceber a própria sombra a pessoa pode tornar-se benevolente em relação aos outros, pois percebe que antes de julgar o outro é preciso dar cabo de si mesma. Assim, pode agir com justiça e generosidade, pois conhece o ‘sapo’ que mora nas fendas de seu muro e percebe que não é possível julgar o ‘sapo’ alheio. Para toda pessoa que pretende estar ao lado de outras pessoas e oferecer ajuda, é de suma importância ter esta realidade em mente e de forma clara, a fim de que possa estar para o outro de maneira plena, sincera e verdadeira.


No próximo post as 'melancias'.


Abraços,
Danuta Homann

1 comentários:

Oi Dan...

bem vinda novamente ao mundo dos blogueiros de "de vez em quando"....

abraços...

evertonrenaud.blogspot.com

About this Blog

"A Vida é de Business" pretende ser um Blog de Contos, Encontros, Desencontros, Cantos, Encantos, Crônicas, Tônicas... Vida a personagem principal mora em Business um lugar frenético e desigual... Acompanhe as histórias desta personagem... Participe... Comente... Conte suas histórias... Seja bem-vindo!!!

Se desejar participar ativamente deste blog envie sua sugestão para danutahomann@hotmail.com, de repente você pode se deparar, em breve, com um post escrito por você?!

About Me

Minha foto
Angústias e anseios. Sonhos e desejos. Escrever. Ler. Reler. Cantar. Chorar. Calar. Sorrir. Falar. Meu trabalho: viver! Fraquezas, tenho muitas. Força, Dom reconstruir-me. Dores, feridas, alegrias, poesias, Curadas no olhar de cada pessoa que amo. Eternizadas em cada pessoa que marco. Sou e sonho ser. Realizo-me no muito por realizar. Inquietudes nascem, E eu escrevo. Sou contradição, sou incoerência. Sou eu mesma! Meu anseio? Viver minhas potencialidades, Ser ato, essência. Sou pêndulo: De um lado a outro, Busco o centro, Mas o meu lugar perpassa o centro e não pode parar lá. Quer ser coerência. E não o contrário. Não posso nem um e nem outro. É preciso saber que serei Tanto a coerência quanto a incoerência. Tão somente: contrários! Esta será minha realidade. Esta é minha realidade. Só poderei ser assim: Eu e minha contradição.

Followers

Subscribe to Feed