A Vida é de Business

“Não há homem maduro que não tenha tido a coragem de suportar-se a si mesmo e de encontrar-se com sua própria verdade.” Anselm Grün

“Teu entulho seja teu pedagogo”
Doróteo de Gaza

Certa vez, havia um homem que saiu do seu próprio país e se dirigiu para o mundo conhecido como Terra dos Tolos. Logo ele avistou um grupo de pessoas que fugiam de um campo onde tinham procurado colher trigo. “Existe um monstro naquele campo”, disseram-lhe elas. Ele olhou para lá e viu que se tratava de uma melancia. Ofereceu-se para matar o “monstro” para elas. Quando acabou de cortar a melancia do caule, pegou uma fatia da mesma e pôs-se a comê-la. As pessoas ficaram ainda mais assustadas com ele do que com a própria melancia. Enxotaram-no do lugar com forcados, aos gritos: “Ele nos matará em seguida, se não nos livrarmos dele”. Aconteceu que, em outra ocasião, outro homem também saiu de sua terra e foi para a Terra dos Tolos, e a mesma coisa começou a acontecer com ele. Mas, em lugar de se oferecer para ajudar aquelas pessoas a matar o “monstro”, ele concordou com os Tolos no sentido de que devia mesmo ser perigoso, e, afastando-se sorrateiramente dele
junto com aquelas pessoas, conquistou a sua confiança. Passou um longo tempo junto delas, em suas casas, até poder ensinar-lhes, pouco a pouco, os fatos fundamentais que os habilitariam não só a perderem o medo das melancias, mas até mesmo a cultivá-las para
si mesmas (NOUWEN, 1998, p. 102-103).

Os ‘sapos’ estão por aí se escondendo das 'melancias'?

Pois é, às vezes sinto que meu ‘sapo’ (minha sombra) parece um parente bem próximo dos habitantes da “Terra dos Tolos”, tem medo das ‘melancias’ (problemas, desafios).

Quantas vezes o ‘sapo’ enfrenta ‘melancias’?

Talvez nem mesmo queira enfrentar. Acontece que é preciso enfrentar. Então, olhar com cuidado para a realidade do 'sapo' e enfrentar 'melancias' pode nos fazer melhor. Afinal, todos nós precisamos de uma boa dose de desafios para seguir em frente e amadurecer, não é mesmo?

Sem desafio a pessoa acaba por entrar em contato com uma realidade vazia, de sentido e função. Viktor Frankl acreditava que o ser humano precisa de certa dose de tensão para que possa se desenvolver. Assim, enfrentar um problema não é o mesmo que confrontá-lo e sim encontrá-lo, valorizá-lo de forma real, nem demais, nem de menos. A narrativa acima exemplifica e figura a questão do cuidado adequado diante de uma realidade “hostil” e “dolorosa”, diante dos desafios, das ‘melancias’.

Lembram que a morte do ‘sapo’ impossibilitou o crescimento da criancinha?

O ‘sapo’ tem medo de ‘melancias’, mas não deixa de apresentá-las a nós. ‘Melancias’ são um desafio para os ‘sapos’.

Vamos lá! Ajudar nosso ‘sapo’ e ensiná-lo a alimentar-se de ‘melancias’, pode deixar um gosto doce no final... Que sajamos como o segundo homem da narrativa! Boa sorte 'sapos' de plantão... e, não exagerem com as 'melancias'.

Abraço,
Danuta Homann

Próximo Post: A Vida é de Business inicia sua jornada. Você não pode perder!

1 comentários:

Olá Olá...

onde estão as aventuras de Vida em Business???

About this Blog

"A Vida é de Business" pretende ser um Blog de Contos, Encontros, Desencontros, Cantos, Encantos, Crônicas, Tônicas... Vida a personagem principal mora em Business um lugar frenético e desigual... Acompanhe as histórias desta personagem... Participe... Comente... Conte suas histórias... Seja bem-vindo!!!

Se desejar participar ativamente deste blog envie sua sugestão para danutahomann@hotmail.com, de repente você pode se deparar, em breve, com um post escrito por você?!

About Me

Minha foto
Angústias e anseios. Sonhos e desejos. Escrever. Ler. Reler. Cantar. Chorar. Calar. Sorrir. Falar. Meu trabalho: viver! Fraquezas, tenho muitas. Força, Dom reconstruir-me. Dores, feridas, alegrias, poesias, Curadas no olhar de cada pessoa que amo. Eternizadas em cada pessoa que marco. Sou e sonho ser. Realizo-me no muito por realizar. Inquietudes nascem, E eu escrevo. Sou contradição, sou incoerência. Sou eu mesma! Meu anseio? Viver minhas potencialidades, Ser ato, essência. Sou pêndulo: De um lado a outro, Busco o centro, Mas o meu lugar perpassa o centro e não pode parar lá. Quer ser coerência. E não o contrário. Não posso nem um e nem outro. É preciso saber que serei Tanto a coerência quanto a incoerência. Tão somente: contrários! Esta será minha realidade. Esta é minha realidade. Só poderei ser assim: Eu e minha contradição.

Followers

Subscribe to Feed